Resenhas

Ratos de Porão - Crucificados Pelo Sistema - 12.09.2015 - Inferno Club, São Paulo, SP

Por André BG | Em 16/09/2015 - 00:42
Fonte: Alquimia Rock Club

 

A lendária banda Punk Ratos de Porão se mantém muito produtiva mesmo após mais de 3 décadas de estrada, lançando ótimos álbuns e fazendo shows pelo mundo afora. Mas a banda sempre faz questão de reverenciar suas origens e vem em algumas ocasiões especiais fazendo apresentações em comemoração aos 30 anos do clássico álbum Crucificados Pelo Sistema lançado em 1984 com a formação da época, tocando esse divisor de águas do Punk Rock nacional na integra e com uma dessas apresentações inclusive rendendo um DVD, gravado no Circo Voador, Rio de Janeiro. E mais um a vez o publico da capital paulista teve a honra de conferir esse reencontro, dessa vez no Inferno Club da rua Augusta.  

 

Por volta das 18h30 e com um publico ainda pequeno, a banda paulistana Leite Paterno se encarregou de abrir a festa. Divulgando seu segundo álbum, Jorrada nas Estrelas (é isso mesmo, você não leu errado) lançado esse ano, os caras mandaram seu Rock ‘n’ Roll com pitadas de Hardcore e Heavy Metal tocando temas no mínimo peculiares e de letras bem escrotas como Pílula do Dia Seguinte,  Anda Logo Com Isso Meu Chapa, E Me Avise Quando Terminar, Ejaculação Precoce, Sementério e Surfão de Merda, além de uma versão muito bem recebida de Inner Self do Sepultura. Com certeza quem viu a apresentação dos caras se divertiu.

 

 

 

 

Após um breve intervalo era vez do Escuro subir ao palco do Inferno Club para mostrar seu Hardcore brutal, mas infelizmente a apresentação dos caras durou apenas 20 minutos pois o vocalista estava com uma forte gripe e visivelmente debilitado, foi uma pena, já que o publico presente (já em maior numero) estava curtindo a apresentação dos caras.

 

 

 

 

Já com a casa mais cheia, o Cristo Bomba se apresentou pra uma galera mais animada, mandando seu Hardcore “suicida” com um set list calcado em seu único álbum A Diferença Entre Linces e Lobos, lançado em 2013. Mas o destaque da apresentação ficou mesmo com a participação de Ariel Uliana da lendária banda Punk Restos de Nanda, mandando a clássica Direito a Preguiça e Eles Vem e Vão! 

 

 

 

 

Após cerca de uma hora, tudo estava pronto para mais uma vez o publico de São Paulo poder conferir o reencontro da formação que gravou o clássico Crucificados Pelo Sistema, com o guitarrista Jão assumindo as baquetas, o hoje baixista do Ultraje a Rigor Mingau assumindo seu antigo posto de guitarrista, enquanto o atual baixista Juninho deu lugar a Jabá, já João Gordo se manteve em seu posto de vocalista desde aquela época.

 

O clima do Inferno Club era muito bom, com som e iluminação bem ajustados e um publico ensandecido ao conferir ao vivo, uma a uma as perolas desse registro histórico como Morrer, Caos, Agressão/Repressão e Asas da Vingança, nem é preciso dizer que todos os presentes mais que curtiam o que estavam vendo, ainda mais com os stage divings totalmente liberados.  As musicas foram executadas na mesma sequencia do LP, e mesmo isso soando como algo meio previsível, a alegria em ouvir clássicos como Pobreza, F.M.I. e Periferia era nítida na expressão de todos, tanto os mais jovens que não viveram aquela época quanto dos mais velhos e saudosistas. O clima de diversão também era visível por parte da banda, todos bem descontraídos no palco, a descontração era tanta que a clássica faixa titulo Crucificados Pelo Sistema foi executada duas vezes, para a alegria geral é claro.

Corrupção, faixa que encerra o álbum, deu sinais que o show já se aproximava do fim, mas a banda preferiu nem deixar o palco para o tradicional bis, permanecendo ali mesmo para mandar mais alguns sons daquela época como Vida Ruim além de uma tentativa de tocar Parasita, mas o Mingau não conseguiu se lembrar da musica naquele momento então encerraram com a trinca Novo Vietnã, Anos 80 e Realidades da Guerra. 

O show foi bem curto (cerca de 30 minutos) a exemplo das outras apresentações com essa formação, já que o álbum não chega sequer aos 20 minutos de duração, mas foi mais que o suficiente para todos saírem mais uma vez muito satisfeitos com o que viram. 

 

Set List: 

 

1-Morrer

2- Caos

3- Guerra Desumana

4- Agressão/Repressão

5- Obrigado a Obedecer

6- Asas da Vingança

7- Que Vergonha!

8- Poluição Atômica

9- Pobreza

10- F.M.I.

11- Só Pensa em Matar

12- Sistema de Protesto 

13- Não Me Importo

14- Periferia

15- Crucificados Pelo Sistema 2x

16- Corrupção

Bis:

17- Vida Ruim

18- Novo Vietnã

19- Anos 80

20- Realidades da Guerra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



André BG



blog comments powered by Disqus