Resenhas

HellLight - 2010 - …And Then, The Light of Consciousness Became Hell…

Por Fabiano Cruz | Em 14/02/2011 - 22:30
Fonte: Alquimia Rock Club

O Heavy Metal nacional tem pouca tradição do Doom Metal; daria para contar nos dedos as bandas que fazem o estilo em nosso país, que é extremamente forte na música extrema e no Power Metal. Mas as poucas que tem conseguem se destacar não somente aqui, mas fora também, como é o caso da banda paulista HellLight. Formada por Fabio de Paula (voz, guitarra, teclado), Alexandre Vida (baixo) e Robson Silva (bateria), a banda propõe o mais tradicional Funeral Doom Metal e chega com o maravilhoso ...And Then, The Light of Consciousness Became Hell..., seu já terceiro trabalho de estúdio.


O som é carregado, pesado, mórbido com intrigantes passagens de teclado e belíssimos solos de guitarra; a mistura de voz grave (mas não gutural) com uma voz limpa estridente dá interessantes passagens ao som da banda (aliás, ponto forte para Fábio, pois ele tem uma tessitura grande em sua voz e sabe utilizar isso muito bem) e a “cozinha” certeira muitas vezes leva algumas passagens do trabalho a níveis épicos. Bem construídas, as músicas são extremamente longas (a de menos duração, Children Of Doom, tem pouco mais de 12 minutos, o que faz isso ser talvez o único ponto negativo, pois dificilmente quem gosta do estilo terá “paciência” para apreciar o trabalho), com passagens soturnas ao piano ou ás vezes passagens melancólicas na guitarra. Somente com seis faixas, o destaque fica com a bela Downfall of the Rain, a soturna e melancólica Children of Doom e o sentimento de tragédia deixado depois de ouvirmos a última faixa, Beneath the Light of the Moon.


Com uma lírica bem puxada ao paganismo, é um disco que chamará a atenção não somente de quem gosta do estilo mais mórbido que existe dentro do Metal, mas sim de quem gosta de um trabalho de boa qualidade e quer se aventurar a novas texturas musicais. O HellLight vem abrindo caminhos, tanto que mal foi lançado esse terceiro trabalho e já tem uma gravadora no Leste Europeu que o lançou praquelas bandas. Com o tempo, será mais uma banda brasileira que terá destaque no cenário mundial do Heavy Metal. 
 



Fabiano Cruz

Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.




blog comments powered by Disqus